O que é Herpes Zóster?
Herpes Zóster (CID 10 – B02), ou cobreiro, é uma infecção viral capaz de provocar bolhas na pele e dor intensa. Pode acometer qualquer região, mas é mais comum no tronco e no rosto. As lesões, geralmente, se manifestam na forma de uma faixa em um dos lados do corpo.
É causada pela reativação do vírus Varicela-Zóster (o mesmo vírus da catapora) em pessoas que tiveram catapora em algum momento da vida ficaram com vírus latente (adormecido) no organismo.
Sua principal complicação é a neuropatia pós herpética, responsável por dor crônica prolongada e de difícil controle que pode durar meses ou anos.
CAUSAS:
Qualquer pessoa que teve catapora pode desenvolver Herpes Zóster em algum momento da vida. Isso porque o vírus fica alojado em gânglios e permanece latente por anos. Eventualmente, ele pode ser reativado e “viajar” ao longo das vias nervosas até a pele – produzindo as erupções.
A razão para o cobreiro ocorrer não é clara. Uma das hipóteses é a redução da imunidade, uma vez que a doença é mais comum em pessoas com 50 anos ou mais e/ou com sistema imunológico debilitado. Sua frequência está crescendo com a expectativa de vida mais longa na população mundial.
Estima-se que 10 a 20% das pessoas após 50 anos podem ser acometidas pelo Herpes Zóster chegando a 50% após os 70 anos.
A neuralgia pós-herpética (dor persistente que afeta nervos e pele) é a complicação mais comum do Herpes Zóster (acomete de 10 a 15% das pessoas) e dura pelo menos 30 dias, podendo continuar por meses ou anos.
Os sintomas são os seguintes:
- Queimação e pontadas na área onde ocorreram as erupções
- Dor persistente no local, que pode durar anos
- Extrema sensibilidade ao toque.
Tratamento de Herpes Zóster
Infelizmente não há cura para o Herpes Zóster, mas o tratamento pode reduzir a duração da doença e prevenir complicações, além de aliviar os sintomas.
Tão logo o diagnóstico seja feito, o médico poderá iniciar o tratamento com medicamentos antivirais. Se o tratamento for iniciado imediatamente após o início dos sintomas (lesões) a chance de sofrer complicações é menor.
Prevenção
A vacina para Herpes Zóster diminui as chances de desenvolver a doença, de apresentar neuralgia pós herpética (NPH) e induz à redução da dor aguda e crônica associada a doenças; enquanto o tratamento precoce reduz a chance de complicações.
A única maneira de prevenir o Herpes Zóster é a vacinação. A vacina do Herpes Zóster está liberada para pessoas com 50 anos ou mais e é administrada em dose única, via subcutânea.
Para saber mais sobre a vacina da Herpes Zóster, fale com a gente.
Bem gratificante as informações