cvb

A vacinação de uma criança de 1 ano e meio com duas doses de VPC10 aplicadas no primeiro ano de vida e uma de VPC13 aplicada aos 12 meses está completa ou se deve recomendar mais uma dose de VPC13?

  • Para ser considerado completo, o esquema da VPC13 deve seguir a recomendação para a idade em que a vacinação foi iniciada. Neste caso em que a vacinação foi iniciada aos 12 meses de idade, são recomendadas duas doses com intervalo mínimo de dois meses.

Qual recomendação dos calendários da criança da SBIm e da SBP quanto aos reforços da vacina meningocócica ACWY? As bulas não mencionam reforços aos 5 anos e 11 anos.

  • Os reforços aos 5 e 11 anos de idade (ou cinco anos após a última dose aplicada) são recomendações das sociedades médicas, que consideram a epidemiologia da doença em nosso país e tem em vista a queda nos níveis de anticorpos protetores. Assim, num cenário em que nossos adolescentes, principais portadores do meningococo em nasofaringe, não estão vacinados com elevadas coberturas- o que propiciaria proteção indireta, para garantia de proteção individual da faixa etária de maior incidência da doença meningocócica, é necessária a manutenção de altos níveis de anticorpos, o que demanda estes reforços recomendados.

Em lactente de 3 meses, podem ser aplicadas no mesmo dia as vacinas meningocócicas ACWY e B, ou é necessário intervalo entre elas? Também gostaria de saber se pode ser administrado antitérmico profilático antes ou depois da vacinação ou somente se ocorrer febre.

  • As vacinas meningocócicas ACWY e B podem ser aplicadas no mesmo momento como consta no Calendário de vacinação SBIm criança. Se não forem aplicadas desta maneira, qualquer intervalo pode ser adotado, já que ambas são inativadas. Quanto ao uso de antitérmicos, estudos comprovaram que o paracetamol não interfere na resposta à vacina meningocócica B e é esperado que o mesmo ocorra em relação à vacina conjugada ACWY. Diante do fato de que a primeira está associada a maior incidência de febre, o uso profilático pouco antes ou logo após a vacinação é uma medida aceitável e recomendada.
Rolar para cima